
“Nossa natureza é o médico de nossas doenças”
Hipócrates Sec IV a.c.
“A osteopatia não é apenas uma abordagem mecanicista da doença, mas um sistema autêntico e efetivo que tenta eliminar as causas de uma saúde prejudicada e busca fortalecer o poder curativo básico que existe dentro do próprio corpo.”
Andrew Tayllor Still
“É um meio de diagnóstico, tratamento e cura que se utiliza de recursos terapêuticos manuais para interferir na estrutura e função do organismo para obter os resultados desejados. Está fundamentada em sólidos conhecimentos de anatomia e fisiologia. Requer uma experiência prática e holística que a permite lidar com os tecidos e estruturas do organismo de uma forma extremamente hábil”
Leon Chaitow

.
HISTÓRIA

Por volta de 1874, um médico chamado Andrew Taylor Still, americano da Virgínia, após anos de atendimentos e pesquisas, anunciou os princípios fundamentais nos quais baseava a prática de sua Medicina:
-O corpo produz suas próprias substâncias curativas;
-A saúde depende da integridade de estrutura;
-A estrutura viciosa é a causa fundamental das doenças.
-Unidade do Corpo.
-Influência do meio ambiente interno e externo.
Além dos princípios, criou um sistema de manipulações manuais que combinava ao uso de medicamentos e cirurgias, baseado em um conhecimento apuradíssimo de anatomia, fisiologia e química existentes na época.
Still percebeu que era possível, por meio do toque manual, modificar o comportamento dos tecidos, e que as doenças tinham uma relação estreita com a estrutura corporal.
Sua carreira foi brilhante. Ficou muito conhecido em seu país e recebia doentes vindos de todas as partes.

Dr. Still
Foi extremamente combatido por seus colegas de profissão, assim como até hoje a osteopatia continua sendo vítima dos profissionais da saúde que não a conhecem. Sempre convicto de seus métodos, Still nunca se deixou abater pelas críticas. O reconhecimento dos seus pacientes e os resultados obtidos foram a confirmação da validade de seus métodos.
Buscando seus direitos, o médico osteopata ensina alguns colegas sobre suas técnicas e teorias e em 1892, funda o primeiro Osteopathic College em Kirksville. A corrente osteopática continua com Sutherland e Little John, que aprofundaram as técnicas e os fundamentos científicos da osteopatia, disseminando os conhecimentos primeiramente pela Europa. Com o tempo, tais conhecimentos espalharam-se por vários países.




Evolução do Osteopathic College em Kirksville
Em 1917, falecendo aos 89 anos, Dr. Still deixou inúmeros seguidores que continuam, até os dias de hoje, praticando medicina manual.
Atualmente, conhecemos melhor os conceitos fisiológicos, anatômicos e patológicos do que naquela época. A osteopatia evoluiu, bem como suas técnicas, mas os princípios de Still permanecem intocáveis e, ainda hoje, é um tesouro guardado por qualquer Osteopata que se preze.
A osteopatia é muito mais do que técnicas manipulativas. É um sistema de cuidados com a saúde, baseado em princípios filosóficos, que deverão ser embutidos no espírito de quem a pratica. Requer um conhecimento de anatomia, fisiologia, biomecânica e um aprendizado prático que leva tempo para ser adquirido. Somado a tudo isso, é necessário ainda que o profissional da osteopatia tenha a idéia inicial de Still, que é realizar algo com um único intuito, o de ajudar pessoas.